1 - PROPOSTA
A história da Educação Brasileira tem nos mostrado que o Brasil, país capitalista periférico, apresenta ao longo dos tempos graves problemas educacionais, e tem buscado, sem êxito, solucionar esses problemas importando modelos pedagógicos de outros países, cujas realidades são bem diferentes das nossas.
Inconformados com esse quadro político-social e econômico em que vivemos; dispostos a assumir nossa responsabilidade expressa no artigo 1o da Constituição Brasileira “A Educação é direito de todos, dever do Estado e da família”, preocupados em que tenham chances de acesso e permanência numa Escola de qualidade, certos de que a cidadania é uma conquista e não um ato de doação, e, acreditando nas idéias de Paulo Freire “Os homens não se libertam sozinhos, mas se libertam em comunhão”, é que propomos o desenvolvimento do Projeto Pedagógico da Escola Oceanu’s, dentro de uma visão sócio-construtivo, onde será oportunizado ao aluno não só a construção de seu conhecimento, com qualidade, mas também o exercício crítico de sua cidadania.
2 - OBJETIVOS
-
Oportunizar aos alunos da Escola Oceanu’s, acesso ao conhecimento sistematizado de forma reelaborada e crítica, visando a sua participação efetiva no processo de transformação social e o exercício pleno de sua cidadania.
-
Releitura crítica e com qualidade dos conteúdos programáticos, buscando relacioná-los com a realidade vivenciada pelos alunos;
-
Desenvolvimento das possibilidades de: lazer, atividades corporais, criação estética, atividades culturais, etc., enfim, a Escola como um espaço prazeroso e desejado;
3 - METAS E AÇÕES
-
A Escola Oceanu`s utiliza-se de cursos e palestras visando a reciclagem de todo corpo docente;
-
Grupos de estudos, coordenados pelos pedagogos, envolvendo todos os professores, uma vez por semana;
-
Planejamento integrado, semanal e bimestral, envolvendo pedagogos e professores;
-
Seleção de livros didáticos, que possibilitem o desenvolvimento do raciocínio, criatividade e participação ativa do aluno no processo ensino-aprendizagem;
-
Utilização da biblioteca da escola, oportunizando aos alunos e professores o acesso ao mundo da leitura e da fantasia;
-
Na Escola Oceanu`s revistas pedagógicas e jornais são utilizados para apoio e atualização dos professores, bem como o trabalho com artigos de jornais na sala de aula, objetivando o desenvolvimento de hábitos de leitura no aluno.
4 - AVALIAÇÃO
Durante todo o processo de ensino-aprendizagem, ocorre a avaliação formativa, em termos de quantidade e qualidade, e ao final de cada bimestre ocorrerá a avaliação somativa, que deverá ser a somatória do resultado de todas as avaliações que ocorreram nesse período. Os pais serão informados, através de reuniões, sobre esse resultado. Caso o aluno não atinja os objetivos traçados pelo professor, deverá acontecer imediatamente, a recuperação paralela e nova avaliação do conteúdo.
É avaliado também bimestralmente pelos alunos e pedagogos, o trabalho dos professores, incluindo o domínio de conteúdos, a metodologia utilizada, seu comprometimento com os ideais da escola, sua relação afetiva com os alunos e com os colegas, sua freqüência às aulas e aos cursos de reciclagem, etc.
Ao final de cada ano letivo todos os pais, são chamados para uma avaliação geral do trabalho realizado pela escola, onde é avaliado todo o Projeto Pedagógico da escola, incluindo a atuação do diretor, pedagogos, coordenadores e professores, com vistas a reformulações e mudanças, se necessário.